Olá,
Obrigado por acessar o site da Tornari Consultoria. Ao utilizar o nosso site você nos fornece dados pessoais, os quais trataremos de maneira segura, adequada e apenas para finalidades lícitas.
Esta Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais irá explicar, de maneira clara e acessível, como os seus dados serão coletados e tratados por nossos sistemas. Ela se aplica sempre que você acessar o nosso site (www.tornari.com.br), seja via navegador web ou qualquer outro meio.
Caso tenha dúvidas ou precise tratar de algum assunto relacionado a esta Política, por favor entre em contato pelo e-mail: contato@tornari.com.br.
1. APRESENTAÇÃO
Somos uma Organização de consultoria formada a partir da união de disciplinas multidisciplinares, com foco em abordagens que pautam na simplicidade para a solução de problemas.
Propomos a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, com foco nas prioridades da sua organização, usando metodologias adaptáveis a realidade do seu negócio.
2. DADOS QUE COLETAMOS
2.1 . DADOS FORNECIDOS PELO PRÓPRIO USUÁRIO
Coletamos dados voluntariamente fornecidos pelo próprio usuário, por meio dos campos específicos do site. Por exemplo, quando o usuário nos informa o seu nome e endereço de e-mail no campo “contato” no nosso site ou qualquer dado que nos forneça por e-mail.
2.2 . INFORMAÇÕES GERADAS AUTOMATICAMENTE PELO USUÁRIO
Utilizamos serviços de terceiros para hospedagem do site e e-mail, bem como para possibilitar o contato com os clientes, casos em que se mostra necessário o compartilhamento dos dados com esses parceiros, estritamente para a finalidade para a qual os dados foram fornecidos, compartilhando apenas o mínimo necessário. Por sua vez, os e-mails da Tornari Consultoria são armazenados no servidor do Google, cuja política de privacidade está disponível aqui.
Utilizamos ainda ferramentas de análise de dados como o Google Analytics, como o objetivo de conhecer melhor o nosso público e aprimorar os nossos serviços, para os quais vamos manter somente se de fato formos utilizar futuramente. Para saber mais a respeito, consulte aqui.
Com exceção das hipóteses descritas nesta Política, a Tornari Consultoria se reserva o direito de somente fornecer dados pessoais a terceiros, incluindo as suas interações em nossas plataformas, com a autorização expressa do próprio usuário ou em decorrência de requisição administrativa ou ordem judicial, nos estritos termos da legislação brasileira.
2.3 . ALGUNS EXEMPLOS DE DADOS QUE COLETAMOS
Todo e qualquer dado que você, voluntariamente, tenha nos informado por e-mail ou postagem em nossas mídias sociais.
Quando você acessar o nosso site ou mídias sociais, coletamos automaticamente o seu endereço IP, tipo e versão de navegador, tipo e versão do sistema operacional, informações de geolocalização, entre outras.
3. POR QUE COLETAMOS SEUS DADOS
A Tornari Consultoria coleta o mínimo possível de dados pessoais para que possa desempenhar a sua missão (conheça melhor esta missão na aba “Quem Somos” de nosso site).
Utilizamos os seus dados, sempre com o seu prévio consentimento ou amparado em base legal pertinente: para respondermos ao seu contato direcionado ao e-mail ou às mídias sociais do nosso site, bem como para mantê-lo informado a respeito de nossas atividades e lançamentos de nossos serviços.
Não vendemos os seus dados pessoais nem os compartilhamos com terceiros, salvo nas situações estritamente necessárias para viabilizar o próprio funcionamento da Tornari Consultoria conforme descrito nesta Política.
4. COMO UTILIZAMOS SEUS DADOS
4.1 . FINALIDADES MAIS COMUNS
Utilizamos os seus dados principalmente para:
- Possibilitar o bom funcionamento e acesso a todas as funcionalidades da Tornari Consultoria;
- Analisar o tráfego de rede em nossas aplicações e prevenir incidentes de segurança;
- Para qualquer fim que o usuário autorizar no momento da coleta dos dados;
- Responder dúvidas ou consultas dos clientes para o cumprimento de obrigações legais.
4.2 . COMPARTILHAMENTO
Utilizamos os serviços de terceiros para hospedagem do site e e-mail, bem como para possibilitar o contato com nossos clientes, casos em que se mostra necessário o compartilhamento dos dados com esses parceiros, estritamente para a finalidade para a qual os dados foram fornecidos e compartilhando apenas o mínimo necessário.
Por sua vez, os e-mails da Tornari Consultoria são armazenados no servidor do Google, cuja política de privacidade está disponível aqui.
Utilizamos ainda ferramentas de análise de dados como o Google Analytics, para conhecer melhor o nosso público e aprimorar os nossos serviços. Com exceção das hipóteses descritas nesta Política, a Tornari Consultoria se reserva o direito de somente fornecer dados pessoais a terceiros, incluindo as suas interações em nossas plataformas, com a autorização expressa do próprio usuário ou em decorrência de requisição administrativa ou ordem judicial, nos estritos termos da legislação brasileira.
5. BASES LEGAIS PARA UTILIZAÇÃO DOS DADOS
5.1 . REGRA GERAL
Todo e qualquer tratamento de dados realizado pela Tornari Consultoria está baseado em uma das hipóteses de tratamento previstas no art. 7 º da Lei n. 13. 709 / 2018 (LGPD).
5.2 . PRINCIPAIS BASES LEGAIS UTILIZADAS
Consentimento: o consentimento é a sua autorização prévia para que possamos publicar em nossas mídias o seu feedback a respeito dos serviços prestados e atividades da Tornari Consultoria que você tenha eventualmente participado, bem como para lhe enviar e-mails com informações e novidades, caso você tenha voluntariamente informado seu endereço em nosso site.
Execução de contrato: para processar atividades referente ao serviço de consultoria contratado, bem como para encaminhar-lhe o link de acesso a reuniões/trabalho remoto/treinamentos, além de quaisquer atividades relacionadas diretamente ao produto ou serviço que você adquiriu conosco.
Cumprimento de obrigação legal: utilizamos os dados estritamente necessários para cumprir as determinações da legislação nacional.
Legítimo interesse: utilizamos o legítimo interesse para entrar em contato com nossos ex clientes que porventura não tenham informado seu e-mail em nosso site, bem como para análises de dados que nos permitam conhecer melhor o nosso público e suas preferências, prospectar novos públicos e aprimorar os produtos e serviços que oferecemos (data Analytics).
6. POR QUANTO TEMPO ARMAZENAMOS SEUS DADOS
6.1 . REGRA GERAL
Armazenamos os seus dados pelo tempo necessário ao cumprimento das finalidades para as quais foram coletados, bem como para o cumprimento de obrigações legais ou execução de contratos que o usuário porventura tenha celebrado conosco.
6.2 . EXCLUSÃO ANTECIPADA
Todos os dados coletados serão excluídos dos bancos de dados administrados pela Tornari Consultoria quando assim o for solicitado pelo usuário, ou independentemente de solicitação, quando não forem mais necessários para a finalidade para a qual tenham sido coletados, salvo se incidir obrigação legal de armazenamento por prazo superior, caso em que a Tornari Consultoria observará os prazos previstos na legislação brasileira.
6.3 . GUARDA PERMANENTE
Alguns dados precisam ser armazenados pela Tornari Consultoria de forma permanente, por prazo indeterminado, não podendo ser excluídos nem mesmo com pedido do usuário, como por exemplo, armazenamos permanentemente a nossa lista de documentos de ex clientes obtidos em decorrência de mapeamento de dados e processos, assim como análise de contratos, para controle e eventual emissão de segunda via, a pedido do próprio cliente.
Também armazenamos de forma permanente os contratos, comprovantes de pagamento e outros instrumentos firmados pela Tornari Consultoria, para fins de organização e memória, bem como para resguardar os nossos direitos e comprovar o adimplemento de nossas obrigações.
7. DIREITOS DO TITULAR DO DADO
A Lei n. 13.709/2018 (LGPD) dispõe sobre o tratamento de dados pessoais e estabelece os direitos do titular dos dados. A Tornari Consultoria respeita profundamente todos os seus direitos.
Para auxilia-lo, informamos a seguir, de forma resumida e simplificada, quais são os seus principais direitos:
Confirmação da Existência de Tratamento e Acesso: permite que você nos solicite informar se temos algum dado a seu respeito armazenado em nossas bases, bem como que forneçamos cópia dele a você, de forma gratuita.
Correção: permite que você solicite, a qualquer tempo, a correção de dados a seu respeito que tenhamos conosco, como por exemplo, alteração de seus dados de contato em nossa lista de ex clientes. Contudo, antes de fazer a alteração precisaremos checar se foi você mesmo quem formulou o pedido e se os novos dados fornecidos estão de fato corretos.
Eliminação/Exclusão: permite que você solicite que apaguemos os dados que voluntariamente nos forneceu ou que os convertamos em dados anonimizados. Todos os dados coletados com base no consentimento do titular serão excluídos de nossos servidores quando você assim requisitar ou quando estes não forem mais necessários para a finalidade para a qual foram coletados, salvo situações excepcionais de guarda decorrente de alguma outra base legal ou necessidade de guarda permanente, conformem já informado nesta Política.
Oposição: caso não concorde com a forma como lidamos com seus dados pessoais, coletados e tratados sem o seu consentimento, você pode se opor ao tratamento, fazendo com que não os utilizemos mais. Todavia, a Tornari Consultoria se reserva o direito de continuar o tratamento de seus dados pessoais, independentemente de consentimento, quando demonstrar que ele é lícito, adequado e necessário ao seu próprio funcionamento, bem como fundamentado em base legal. Nestas hipóteses, o seu requerimento de oposição ser fundamentadamente negado, com explicação clara dos motivos que levaram a esta decisão.
Anonimização, Bloqueio ou Eliminação: por meio da anonimização retiraremos dos seus dados os elementos que permitem vinculá-lo a você, convertendo-os assim em dados anônimos/anonimizados, como por exemplo, quando substituímos o seu nome completo por um código aleatório, em determinada planilha, apenas para controle interno, sem possibilidade de identificar a qual pessoa corresponde aquele código.
O bloqueio permite que você nos peça para suspender o processamento de seus dados, por prazo determinado ou indeterminado, inclusive daqueles que você voluntariamente nos forneceu, quando considerar que: a) precisamos corrigir os seus dados antes de continuar a utilizá-los, buscando maior exatidão; b) a Tornari Consultoria estaria armazenando quantidade excessiva ou desnecessária de dados a seu respeito, sem justificativa; c) você considerar isto necessário para a defesa de seus direitos e interesses, em qualquer tipo de processo.
A eliminação permite que você solicite o apagamento de quaisquer dados que a Tornari Consultoria tiver a seu respeito, independentemente da forma de coleta (se com ou sem consentimento) e da finalidade para a qual foram coletados, quando considerar que eles estão sendo tratados em desconformidade com a LGPD. Todavia, a Tornari Consultoria se reserva o direito de continuar o tratamento de seus dados pessoais, mesmo após o requerimento de eliminação, quando houver obrigação legal para mantê-los ou incidir alguma outra base legal que o justifique. Nestas hipóteses, o seu requerimento de eliminação será fundamentadamente negado, com explicação clara dos motivos que levaram a esta decisão.
Portabilidade: caso assim o solicite, nós lhe forneceremos, gratuitamente, os dados pessoais de que dispomos sobre você, em formato estruturado e interoperável, conforme definido pela ANPD ou pela própria Tornari Consultoria.
Revisão de Decisões Automatizadas: não realizamos qualquer tipo de decisão automatizada. Então este direito não se aplica nas suas relações conosco.Revogação do Consentimento: você pode retirar o consentimento anteriormente concedido a Tornari Consultoria para tratar os seus dados pessoais, gratuitamente e a qualquer momento. Tenha ciência de que em caso de retirada do consentimento você talvez não possa mais usufruir de nossos produtos ou serviços. A retirada não alcança tratamentos de dados efetuados anteriormente, com base no seu consentimento então vigente.
8 . FORMA DE EXERCER OS DIREITOS E ENCARREGADO DE PROTEÇÃO DE DADOS
Para exercer qualquer dos seus direitos, entre em contato conosco pelo e-mail: contato@tornari.com.br.
Nosso encarregado de proteção de dados irá confirmar o recebimento da solicitação e entrará em contato com você assim que possível.
9 . ATUALIZAÇÕES DESTA POLÍTICA
A Tornari Consultoria se reserva o direito de alterar esta Política a qualquer tempo e quantas vezes forem necessárias, para aprimorar suas práticas e lhe atender melhor, bem como para nos adequar a eventuais mudanças legislativas ou orientações da ANPD – Autoridade Nacional de Proteção de Dados. Por isso é muito importante que você acesse a nossa Política periodicamente.
Não enviamos comunicados individuais a seus usuários informando sobre alterações desta Política. Cada nova edição é apenas publicada em nosso site, com indicação da data a partir da qual foi alterada.
10 . FORO DE ELEIÇÃO
Este documento deve ser interpretado de boa-fé e nos termos da legislação nacional.
Fica eleito o Foro da Comarca de Belo Horizonte/MG, sede da Tornari Consultoria, como o único competente para dirimir quaisquer questões porventura oriundas do presente documento, com exclusão de qualquer outro foro, por mais privilegiado que seja.